Vender pelo WhatsApp

Conheça as melhores práticas para você começar a vender pelo WhatsApp: Sem muito esforço

Conheça as melhores práticas para você começar a vender pelo WhatsApp: Sem muito esforço 1400 700 Aline Rosa

Se você acha que apenas aplicar marketing no Facebook e/ou Instagram não está trazendo os resultados que você precisa, veja nossas dicas para vender pelo WhatsApp. 

Para começar nosso post, quero te dar 2 toques que vão te deixar mais motivado ainda para começar a vender pelo WhatsApp.

A primeira é que, certamente se você está aqui lendo esse post é provável que está querendo expandir e inovar o marketing da sua empresa (também quer vender mais né, rsrs) 

Parabéns pela iniciativa, isso é muito importante para o seu negócio, pois você pensa em maneiras de ”modernizar” ele e não ficar somente naquela de Email Marketing. 

Fora que o índice de engajamento no WhatsApp é muito alto, está perto dos 70%. 

Porque hoje em dia, o WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada pelas pessoas (principalmente pelos Brasileiros), e aqui está o segundo toque em relação ao WhatsApp que citei acima.

Pare e pense um pouco. Quando você quer se comunicar com seus amigos, sua família, colegas de trabalho, etc. Provavelmente você irá para seu WhatsApp né?

Então, por isso que você precisa saber como usar esse bendito aplicativo para vender.

E sem mais delongas, vamos te falar agora tudo que você precisa saber para vender pelo WhatsApp.

Primeiros Passos

Crie um perfil no WhatsApp Business

Primeira coisa que você deve fazer para começar a vender pelo WhatsApp é ter o WhatsApp próprio do seu negócio. Você pode migrar seu número pessoal para o WhatsApp Business. 

O ideal é você separar o profissional do pessoal, para que não ocorram erros, como mandar uma mensagem inadequada para a pessoa errada.

E fora que no WhatsApp Business você tem algumas funcionalidades muito importantes como etiquetas e você pode colocas configurações da sua empresa, essas que não possuem no WhatsApp Messenger.

Você só precisa baixar o aplicativo, que no momento só está disponível para Android. 

Personalize seu perfil 

Como nos seus perfis de negócio nas redes sociais, no WhatsApp Business você também deve fazer o mesmo. 

Coloque suas informações mais importantes, nome da sua marca, endereço, site, e-mail, horário de funcionamento e indicar claramente o que a sua empresa faz.

Agir como um Profissional

Não é somente ter um perfil profissional no WhatsApp, você precisa saber também a agir como um profissional.

Vou listar algumas dicas para você ser reconhecido como Profissional no WhatsApp do seu negócio: 

Ter uma foto de perfil de qualidade

O que você pensa de uma marca quando a foto de perfil dela não passa muita credibilidade com relação a qualidade, você já desconfia um pouco do negócio né?

Ser Educado

Esse é indiscutível, ser educado deve ser um dos seus princípios quando se trata de relacionamento com o cliente.

Se o cliente der um feedback positivo ou negativo, responda na mesma intensidade. SENDO EDUCADO 🙂

NÃO COMPRE LISTAS, CONQUISTE SEUS LEADS!

Para evitar de ser banido como spam pelo WhatsApp e também de perder seu tempo mandando conteúdo para pessoas aleatórias que nem estão interessadas no seu produto.

Não compre listas nenhuma. E sempre peça permissão para seus contatos para enviar seus conteúdos, isso é muito importante, pois assim o cliente te dá abertura e você não se torna invasivo 

Práticas de Vendas

Criando sua base de contatos

Criar a sua lista de contatos é a base da sua estratégia no WhatsApp, sem contatos você não vai ter para quem mandar seus conteúdos.

Para conseguir o telefone do seu público seja no blog ou nas redes sociais, o ideal é que você peça nos seus formulários de cadastro, CTAs, campanhas e/ou colocando você mesmo nas suas redes sociais o link do WhatsApp para seu público poder acessar. 

Listas de Transmissão

Depois de criada a sua base de contatos, você precisa saber como vai mandar conteúdo para eles.

As listas de transmissão vão ser o seu “feed” do WhatsApp, pois é com ela que você vai disparar seus conteúdos para seus clientes. 

Na lista de transmissão, você envia seu conteúdo para todo mundo da sua lista, mas a pessoa recebe de forma individual.

Cada lista de transmissão suporta 256 contatos, então você pode criar quantas listas quiser, segmentadas de acordo com o perfil do seu cliente.

Você passa a ter um relacionamento com seu público através da lista, pode enviar novidades, promoções, esclarecimentos e muito mais para atrair a atenção deles.

Salve seus contatos por características individuais

Salvando seus contatos por preferências por produtos ou serviços específicos vai te ajudar a organizar na distribuição de determinado conteúdo.

De preferência, seja bem específico nos nomes.

Por exemplo: você tem uma empresa de TI, e tem um cliente que só te liga quando precisa de suporte para arrumar sua impressora. Você pode salvar esse contato como Pedro Suporte Impressora. 

Observações: Não esqueça de pedir para adicionar seu número na agenda e você também deve adicionar.

Envie os conteúdos certos 

Como no seu blog e redes sociais, você também deve ter uma estratégia de conteúdo. E o WhatsApp tem uma grande vantagem com relação a conteúdos.

O amplo suporte para conteúdo multimídia permite que você envie catálogos, folhetos, vídeos, áudios, links e todo tipo de informação relacionada ao seu negócio, que chega diretamente ao seu cliente.

Seja por meio de bate – papo, chamadas de voz ou vídeo chamadas , o WhatsApp oferece a você a oportunidade de ajudar seus clientes e resolver suas dúvidas em tempo real.

Através desta estratégia, você não só consegue melhorar a qualidade do seu serviço, mas também permite que você seja fiel ao seu público através de um tratamento direto e personalizado.

Você tem facilidade de personalização, pode enviar vários conteúdos de diferentes formatos, e com exclusividade para cada cliente. 

Por exemplo: uma cliente sua que compra direto com você, está com dúvidas sobre um produto seu. Você pode mandar um áudio individual para ela.

Mas lembre de tomar cuidado com essa “facilidade” de envio de conteúdos. Sempre mande vídeos e áudios curtos e imagens não pesadas.

Não esqueça de sempre ajudar seus clientes a resolver um problema ou mande conteúdos atingindo uma dor, necessidade ou um desejo.

Eduque seu cliente com conteúdos bons, com conteúdos que sejam relevantes para ele.

Não foque na venda, foque na resolução de problemas! Essa pode ser a chave do seu sucesso no WhatsApp. Atraia a atenção, engaje sua audiência no e trabalhe na conversão!

Sempre priorize as interações!

Status do WhatsApp

É muito importante você utilizar o status do WhatsApp para engajar seus clientes  e você pode usá-lo de várias maneiras.

É um sistema de postagem idêntico ao que existe no Instagram, no qual você envia um conteúdo que fica disponível por apenas 24 horas. Depois desse tempo, o conteúdo desaparece!

Vou dar algumas dicas do quê você pode colocar no seu:

  • Estudos de Caso ( vídeos são recomendados). 
  • Meme (mas saiba usar na hora certa)
  • Testemunhos de Clientes
  • Quizzes
  • Prévia de Eventos
  • Pré – visualização de Ebook
  • Convite para se juntar a newsletter por e-mail.
  • Anúncio de promoção de produto.

Conclusão

Então. Gostou de saber do potencial do WhatsApp Business, e também de mais uma maneira de você conseguir clientes e convertê-los?

Nós temos mais conteúdos como esse no nosso blog e aqui vai uma sugestão.

Que tal aprender agora Como criar autoridade com conteúdos nas redes sociais de forma impossível de ser ignorado 

Aline Rosa

Se esse post lhe ajudou, deixe seu ei nos comentários que sempre respondo 😉

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