Aprenda agora como fazer uma produção de conteúdo para redes sociais de sucesso

Aprenda agora como fazer uma produção de conteúdo para redes sociais de sucesso 1400 700 Aline Rosa

Vou começar esse post dando um conselho muito útil para você que quer dominar a arte de produção de conteúdo para redes sociais. Não dê ouvidos a PREGUIÇA! E não fique pensando que você não é capaz de produzir conteúdos incríveis para suas redes sociais.

Quando comecei a produzir os conteúdos para a Grapic, tinha sempre o mesmo problema de achar que eu não ia dar conta de tanto processo de marketing, tinha preguiça e pensava porque me esforçar tanto para dar conteúdo de “graça” para as pessoas.

Com o passar do tempo estudei mais sobre marketing de mídias sociais, abri meus olhos e comecei a enxergar de outra maneira, vi que não eram só mais umas postagens bem pensadas estrategicamente e sim uma maneira de criar relacionamento de forma natural e eficaz.

Nos dias de hoje, é comum ver muitas empresas que não possuem uma boa estratégia de marketing nas redes sociais.

Muitos donos de negócio perdendo as oportunidades que a produção de conteúdo para redes sociais dá, de se conectar com seu público e naturalmente, gerando mais leads.

Não é surpresa que as empresas que possuem uma estratégia bem definida, tem maior chance de ver que seus esforços de marketing de mídias sociais são bem-sucedidos e geram resultados.

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018 realizada pela Rock Content, afirma que ”as empresas que adotam uma estratégia de divulgação de acordo com um calendário editorial apresentam uma média de visitas 2,2 vezes maior do que aquelas que não utilizam esse mesmo recurso e 23,6% das empresas se considera muito eficiente.”

Sem uma estratégia, o sucesso ou o fracasso é apenas uma questão de sorte, mas pense que você corre o risco de desperdiçar todos os seus esforços produzindo conteúdo para ”ninguém”.

Mas então chega de contexto e vamos ao que te trouxe aqui, ok?

Produção de conteúdo para redes sociais

Criar conteúdo de qualidade, que gera valor para seu público, fazer com que eles queiram compartilhar, nem sempre é tão fácil quanto parece.

Gerar buzz (comentários, opiniões, divulgação) é difícil quando a produção de conteúdo não é otimizada para as redes sociais ou não foi criada com objetivos sociais específicos (estratégia).

No entanto, existem várias maneiras que você pode adotar para garantir que a sua produção de conteúdo para redes sociais seja verdadeiramente digna de compartilhar.

Confira nosso guia prático para produzir conteúdos de sucesso nas suas redes sociais.

Para quem você está postando?

Primeira coisa quando se pensa em postar conteúdo nas redes sociais é. O que postar ?

Certamente a resposta para essa pergunta é fazendo outra pergunta. Para quem você vai postar? Se você não sabe para quem vai postar, chegou a hora de descobrir.

Pense comigo, você tem uma empresa veterinária… é certo que você não vai postar conteúdo sobre como limpar o jardim.

Então é para não acontecer esses e outros problemas que você deve saber para quem está produzindo conteúdo.

Procure conhecer mais seu público, o que eles querem ler/ver, quais as dores que ele tem que seu negócio pode resolver, os desejos e suas necessidades.

Essa é uma das etapas mais importantes para sua estratégia de marketing nas redes sociais e se você já tem uma persona, essa é a hora de usá – la.

Uma persona é a representação do cliente ideal que inclui informações demográficas e psicográficas, além de informações relacionadas ao comportamento de mídia social e às preferências de conteúdo.

Se você ficou com dúvida sobre o que são personas, acompanhe nosso Facebook e Instagram , que lá nós temos vídeos onde tiramos todas suas dúvidas sobre Persona e como criá – las.

Escolha da plataforma de mídia social ideal

Cada plataforma de mídia social é diferente, sendo assim precisa de uma estratégia diferente.

Antes de começar a produção de conteúdo para redes sociais, escolha uma plataforma e estude bem como aplicar marketing nela.

Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook são todas boas plataformas para iniciar uma campanha de marketing de sucesso, porém, o conteúdo que você criar será diferente dependendo da rede social escolhida.

Leia Mais: O que postar em cada plataforma de mídia social

Você não precisa estar em todas as plataformas de mídias sociais.

Pense assim, é melhor você otimizar seu conteúdo apenas para o Facebook e Instagram por exemplo, e postar conteúdos de alta qualidade, do que estar postando conteúdo irrelevante em todas as plataformas.

Mas lembre-se, não vale a pena estar onde seu público não está, se seu público está no LinkedIn, não adianta investir intensamente no Instagram. 

Crie headlines matadoras

Quando o assunto é estratégia de conteúdo nas mídias sociais, não tem como você querer pular as etapas, ou fazer uma bem feita e outra mais ou menos.

O que eu quero dizer com isso é, para um conteúdo ser classificado de alta qualidade você tem que pensar. Todas as etapas estão se complementando?

Não faz sentido você ter uma persona muito bem traçada, e não fazer títulos que chamem atenção dela. 

Seus títulos precisam ser instigantes, para sua persona bater o olho e já se sentir motivada a ler o post. 

Forneça valor ao seu público

Depois que você já tem os dados de qual é seu público, faça pesquisas e descubra quais conteúdos que você pode postar que vão fornecer valor e emoção para ele.

A maioria das plataformas de mídia social usa um algoritmo que classifica o conteúdo com base na probabilidade de envolvimento do usuário.

O conteúdo esperado para engajar seguidores geralmente é classificado na parte superior da página, e o conteúdo que deve ser menos interessante é classificado na parte inferior.

Ou seja, quase nunca vai ser visto.

O conteúdo que cria engajamento é recompensado ao ser mostrado para outros usuários, e conteúdo que não cria engajamento é enterrado.

Então a nossa dica é, se concentre na criação de conteúdo com alto engajamento , pois ele terá maior alcance e, portanto, terá mais chances de ser compartilhado pelo seu público.

Mostre que você pode ajudar a solucionar o problema

Pense que um conteúdo de sucesso nas redes sociais é aquele que não só pede, mas sim que dá valor para seu público.

Por exemplo, em vez de ficar tentando caçar e-mail e números do Whatsapp desesperadamente com seus conteúdos, dê alguma solução de “graça”, sem nenhuma barreira.

Isso passa a impressão de que sua empresa se importa em ajudar seu público e não só em fazer vendas.

Surpreenda seu público, desperte a emoção neles com alguma novidade, uma série de dicas, um tutorial de algum processo complexo e muitos outros conteúdos que agregam valor.

Entregue conteúdo de verdade!

Se você chegou até aqui, penso que já aplicou as dicas para produção de conteúdo para redes sociais ditas acima.

Mas, e agora na hora de realmente escrever, você deixa a desejar. É como jogar todo seu esforço na lata do lixo.

Vai dizer, não existe coisa pior do que você procurar alguma coisa na internet, alguma solução para seu problema, e se deparar com os famosos ”falou tudo e não disse nada”.

Não dê esse tipo de experiência para seu público, dedique-se e faça conteúdo completo e de qualidade.

Não prometa nada que você não vá cumprir no decorrer do conteúdo. Isso vai queimar seu filme e fazer com que você perca uma audiência.

Pense que seu público está cansada de conteúdos que só ”enchem linguiça” e não ajudam em nada, e seja o conteúdo de sucesso deles.

Use as hashtags estrategicamente

Esse é um dos maiores erros na produção de conteúdo para redes sociais, a utilização de hashtags.

Sério, de nada adianta você estar vendendo serviços de Marketing Digital e postar algo com a hashtag #marketingdigital, vai por mim, somente pessoas do mercado de Marketing Digital irão ver, curtir e quem sabe comentar nesse seu conteúdo.

A menos que esse seja seu público (que provavelmente não é), você estará atraindo as pessoas erradas.

Ao invés disso pense na sua persona, o que ela está procurando? Em quais hashtags ela está navegando? Será que essa hashtag vai atrair o público certo?

Ok, pode ser que a hashtag não tenha nada a ver com o assunto, mas você quer atrair tráfego qualificado ou adicionar hashtags para ficar bonitinho?

E não esqueça, menos é mais! 

Você já percebeu com quantas hashtags as maiores marcas trabalham? Dificilmente passam de 7. 

Sabe por quê? Porque elas sabem que não adianta inundar os posts de hashtags para atrair tráfego, se esse tráfego não é qualificado.

E outra, você fica parecendo um amador inundando seu conteúdo de hashtags. 

Mas caso você queira utilizar um pouco mais de hashtags, a dica que nós damos é, utilizar os comentários. No primeiro comentário você pode adicionar mais algumas hashtags relacionadas com seu post.

Assim seu conteúdo não fica tão poluído e você não fica parecendo que está desesperadamente atrás de tráfego. 

Um call-to-action irresistível

Chamada para ação, mais conhecida como Call-to-Action ( ou as CTAs), é aqui onde você vai receber sua recompensa.

Para arrasar no seu Call-to-Action, é essencial você saber se o conteúdo é topo, meio ou fundo de funil, e onde ele se encontra na jornada do cliente, na fase de consciência, consideração ou de decisão. 

Dessa forma, fica mais fácil para você decidir se vai convidar para visitar ou curtir sua página, comentar no post, assinar newsletter, entrar em contato, fazer algum download e/ou seguir você nas redes sociais. 

Enfim, existem várias maneiras de você engajar seu público com um bom call-to-action, apenas esteja craque na questão do funil e jornada do cliente. 

Aposte na qualidade das imagens

Se você fez tudo certinho até essa etapa, desenvolveu as estratégias e produziu conteúdo de qualidade, ok. 

Mas na hora de postar, esquece da ”cereja do bolo” que são as imagens. E de novo você corre o risco de jogar todo seu esforço no lixo!

Aquele velho ditado que “uma imagem vale mais do que mil palavras” é real.

Pense que a imagem é o toque final para você conseguir encantar seu público e também elas ajudam a vender seu conteúdo.

Por isso, preparar imagens atraentes e bonitas é primordial para ter um conteúdo de sucesso nas redes sociais.

Conclusão

Conseguir criar uma produção de conteúdo para redes sociais de sucesso pode ser um desafio, mas se você chegou até aqui significa que já provou que não dá lugar a preguiça.

Se você deseja se especializar mais em produção de conteúdo para redes sociais, ou ainda ficou com dúvidas, te convido novamente para acessar nossas redes sociais (Facebook e Instagram) que temos vários conteúdos de sucesso, com várias dicas para te ajudar a produzir ótimos conteúdos.

Aline Rosa

Se esse post lhe ajudou, deixe seu ei nos comentários que sempre respondo 😉

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