Gestão de tempo e produtividade

Gestão do Tempo: Como superar a falta de tempo no seu dia e fazer tudo o que precisa

Gestão do Tempo: Como superar a falta de tempo no seu dia e fazer tudo o que precisa 1400 700 Aline Rosa

As vezes a solução para nossa falta de tempo, está em uma única frase. Produza mais, se ocupe menos. Se você quer aprender como fazer isso e solucionar agora esse problema, leia esse artigo sobre gestão do tempo. 

O tempo é o bem mais precioso nos negócios e na vida, mas principalmente quando se trata de administrar uma pequena empresa. É talvez a única coisa que todos querem mais que dinheiro.

O empreendedor típico tem tantas idéias, objetivos e metas a alcançar. E nossa disposição insaciável faz parecer que nunca há tempo suficiente para realizar tudo o que queremos fazer.

Mesmo se tivéssemos um dia de 48 horas ou pudéssemos terminar dois dias de trabalho em apenas um, o tempo ainda nos iludiria.

No entanto, nunca há mais de 24 horas por dia. Se você pudesse encontrar uma maneira de fazer 24 horas de trabalho em 12 horas sem comprometer a qualidade, você arriscaria? Vai ser difícil conhecer o empresário que diria não.

Obviamente, não podemos criar mais tempo. Mas podemos aprender a gerenciar e empregar esse tempo de maneira que conseguimos nossos objetivos dentro do prazo estipulado.

Fazendo a gestão do tempo correta, você pode trabalhar de forma eficiente, produtiva e relativamente livre de estresse.

Parando por aqui com os contextos, vamos a prática…

Defina um limite de tempo para concluir uma tarefa.

Em vez de apenas sentar para trabalhar em uma tarefa e pensar: “Eu vou ficar aqui até que isso seja feito”, tente pensar: “Vou trabalhar nisso por três horas”.

A restrição de tempo vai fazer com que você se concentre e seja mais eficiente, mesmo que acabe tendo que voltar um pouco mais tarde.

Faça algo durante o tempo de espera.

Nós tendemos a ter muito tempo ocioso onde não tentamos fazer muito. Salas de espera, filas na loja, tempo no metrô, na academia, etc.

Encontre coisas para fazer durante esse tempo. Leia um livro, estude um pouco sobre algum assunto relevante e assim vai.

Coloque tarefas relacionadas juntas.

Digamos que durante um fim de semana você precise fazer duas tarefas de programação, escrever três artigos e fazer dois vídeos.

Em vez de abordar esse trabalho em qualquer ordem que você sinta, agrupe as tarefas semelhantes e faça-as consecutivamente.

Tarefas diferentes demandam diferentes tipos de pensamento, então faz sentido permitir que sua mente continue a fluir na sua zona atual em vez de mudar desnecessariamente para algo que vai exigir que você se reoriente.

Conheça seus objetivos.

Certifique-se de estar envolvido em atividades que apóiem seus objetivos de negócios, tanto a curto quanto a longo prazo. Tudo o mais é um potencial desperdício de tempo.

Seu plano diário deve girar em torno do trabalho em tarefas e atividades que se relacionem diretamente com a geração de renda e o crescimento de seus negócios.

Priorize sabiamente.

Olhando para o que acontece no seu dia a dia, onde suas atividades se encaixam nessas categorias?

  • Importante e urgente  – Tarefas que  devem  ser feitas imediatamente.
  • Importante, mas não urgente – Tarefas que parecem importantes, mas após um exame mais detalhado não são.
  • Urgente, mas não importante – Tarefas que fazem o maior “ruído”, mas quando cumpridas, têm pouco ou nenhum valor duradouro.
  • Não é urgente e não é importante – Material de baixa prioridade que oferece a ilusão de “estar ocupado”.

Se você já criou uma cultura de responsabilidade pelo tempo, essa etapa não deve ser difícil.

Aprenda a dizer “não”.

Você é o chefe. Se você tiver que recusar uma solicitação para atender ao que é realmente importante e urgente, não hesite em fazer.

O mesmo vale para os projetos ou atividades que você determinou que estão indo para lugar nenhum: esteja preparado para passar para tarefas mais produtivas. Aprenda com a experiência para evitar perder tempo mais tarde.

Planeje com antecedência.

Uma das piores coisas que você pode fazer é entrar no dia de trabalho sem ter uma ideia clara do que precisa ser feito.

O tempo que você gasta pensando e planejando suas atividades é trivial comparado com o tempo que você perderá saltando de uma coisa para a outra. Dependendo da sua personalidade, tente uma destas opções:

  • Na noite anterior – No final do dia, reserve 15 minutos para limpar sua mesa e faça uma lista das tarefas mais urgentes do dia seguinte. É uma ótima técnica de descompressão, e você se sentirá melhor sentado em uma mesa limpa pela manhã.
  • A primeira coisa de manhã – Chegue alguns minutos antes e monte sua lista de tarefas prioritárias. Isso pode ser a parte mais produtiva do seu dia.

Encontre inspiração quando estiver se sentindo desmotivado.

Volte para o YouTube e qualquer outra fonte inspiradora à qual você possa recorrer quando estiver sem inspiração.

Descubra formas de reacender o fogo com conteúdo inspirador e procurando outras pessoas que alcançaram grandes objetivos.

Faça pausas frequentes quando estiver trabalhando.

Um estudo sugere que você deve trabalhar por 52 minutos e quebrar por 17. Você pode não ter o luxo de fazer isso. Mas você deve fazer pausas frequentes. Se você é um empreendedor trabalhando para si mesmo, isso é crucial.

Elimine as distrações.

Comece a prestar atenção ao número de vezes que alguém o interrompe quando você está no meio de uma tarefa importante.

Acompanhe as interrupções autoinduzidas também, particularmente aquelas de redes sociais. Seu celular é extremamente útil, mas também é viciante.

Pode levar um grande exercício em força de vontade, mas feche a porta e desligue o telefone para maximizar o seu tempo. Em vez de estar “sempre ligado”, planeje uma pausa no dia para acompanhar os e-mails, ligar para as pessoas, conversar com a equipe, etc.

Elimine os maus hábitos.

Um dos maiores desperdiçadores de tempo que temos são os nossos maus hábitos. Seja assistindo a Netflix, navegando excessivamente nas redes sociais, jogando, saindo com frequência para beber com os amigos, ou assim por diante, esses maus hábitos tiram o precioso tempo que temos.

Use seu tempo com sabedoria, eliminando seus maus hábitos, se você é sério sobre como alcançar grandes objetivos na vida.

Desative os alertas dos aplicativos de rede social.

Incessantes alertas de aplicativos provavelmente não estão ajudando você com seu tempo. Está definitivamente atrasando você. Desligue-os.

Você não precisa de alertas a cada momento ou para saber tudo o que acontece com seus amigos. Não é importante. O mais importante é ter alguma paz de espírito e ser mais capaz de se concentrar na sua tarefa.

Atribua responsabilidades a sua equipe.

Se você fez um bom trabalho ao contratar funcionários talentosos e dedicados, sempre há mais trabalho que eles podem tirar da sua mesa.

Administrar uma pequena empresa bem-sucedida depende da capacidade do proprietário de pensar sobre o que está à frente ou não de se envolver nas operações do dia-a-dia.

Procure oportunidades de passar a responsabilidade por tarefas específicas para  outras pessoas da sua equipe. 

Cuide-se.

Certifique-se de dormir bastante e fazer exercícios. Uma mente alerta é uma mente de alto desempenho e uma que é menos tolerante com atividades que desperdiçam tempo.

Seguindo um cronograma rigoroso, priorizar, automatizar processos e delegar responsabilidades permite que sua empresa opere sem problemas, para que a produtividade possa chegar ao topo.

Conclusão.

Sabemos que um dia improdutivo deixa qualquer empreendedor irritado no final do dia.

Nada melhor do que saber como poder resolver esse problema com a gestão do tempo, agora você já pode começar a praticar essas dicas no seu dia e em seu negócio. 

Acompanhe mais conteúdos como esse se inscrevendo em nossa Newsletter. 

Aline Rosa

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