Gerenciamento de redes sociais

Gerenciamento de redes sociais: Essas práticas vão facilitar a sua vida

Gerenciamento de redes sociais: Essas práticas vão facilitar a sua vida 1400 700 Eglon

Está difícil realizar o gerenciamento de redes sociais do seu negócio? A enxurrada de tarefas e o pouco conhecimento estão atrasando a sua vida? Então se liga nas práticas que preparei para facilitar a sua vida nas redes sociais. 

Então você decidiu que chegou a hora de melhorar sua presença nas redes sociais e realizar um trabalho efetivo nelas.

Mas na primeira semana já esbarra na dificuldade de como fazer um gerenciamento de redes sociais de qualidade, pelo pouco conhecimento que possui.

E você sabe que fazer um bom gerenciamento de redes sociais não é somente colocar seu conteúdo bonitinho, no dia e no horário certo.

Não estou falando que é errado fazer isso, mas se você quer realmente fazer sucesso nas redes sociais, você vai precisar ir um pouquinho mais além. 

A rede social da sua marca é a sua vitrine, e vamos dizer que não é nada legal ver uma vitrine sem nada ou com coisas que nem estão na estação da vez. 

Ok Eglon, mas o que é um bom gerenciamento de redes sociais?

Então… segue algumas das minhas melhores práticas para você aprender uma ótima forma de fazer um bom trabalho nas redes sociais.

1. Defina Seus Objetivos

Pode parecer algo simples ou bobo, mas a verdade é que você precisa saber onde quer chegar, ao contrário disso você já sabe né?

Assim como numa viagem onde você precisa definir seu destino antes de realizar qualquer planejamento. 

Nas redes sociais funciona da mesma forma, quem não sabe onde quer chegar não chega a lugar algum. Por isso definir objetivos claros são primordiais.

Alguns dos objetivos que você pode ter são: 

  • Criar reconhecimento de marca
  • Aumentar o seu alcance
  • Aumentar o tráfego no seu site
  • Criar autoridade no seu mercado
  • Gerar mais leads
  • Aumentar a suas vendas
  • Criar um meio de relacionamento com seu cliente

Esses são alguns dos principais objetivos que você pode ter, e é baseado neles que você define suas metas, que é minha próxima dica.

2. Defina Metas Claras (E Sonhe Também)

Diferente dos objetivos que são mais abrangentes, metas são bem claras, e é baseado nelas que você toma suas ações e planeja suas rotas.

Se seu objetivo for gerar mais leads, você deve ter uma meta definida de quantos leads quer gerar, e em qual período de tempo.

Por exemplo: gerar 100 leads novas, a cada 30 dias, pelos próximos 6 meses.

Baseado nessa sua meta, você tem mais controle de quais ações você deve tomar para alcançar ela, e em quê você deve investir e quais serão os seus esforços.

3. Planeje a rota

Assim como numa viagem onde você escolhe seu objetivo, define os passeios que irá fazer (leia como define suas metas), você deve planejar suas rotas antes de sair na estrada.

Você tem o mapa, mas precisa escolher o caminho. 

Nas redes sociais funciona da mesma forma, você tem seus objetivos, suas metas e agora chegou a hora de escolher como vai executar isso.

Algumas das coisas que devem estar no seu planejamento são:

  • Quais redes sociais você vai estar?
  • Quais os formatos de conteúdo que você vai compartilhar?
  • Quais os horários que você vai publicar? 
  • Quais ferramentas vão te auxiliar? 
  • Quem vai ficar responsável pelo quê?

Tenha tudo isso bem definido, e defina com bastante atenção cada um dos itens, para sua estratégia ser bem efetiva.

4. Crie um calendário editorial

Essa parte é um complemento do planejamento, mas merece algumas colocações extras.

O calendário editorial é sua rotina de publicação nas redes sociais, você precisa ter ele bem definido e consistente para gerar confiança no seu publico.

E ter um calendário editorial bem feito é uma das melhores práticas para realizar um bom gerenciamento de redes sociais.

Você pode utilizar diversas ferramentas para isso, como:

A ferramenta é o que menos importa, desde que você se adapte com ela e ganhe agilidade no processo e melhor controle.

5. Automatize os processos

Como você já deve ter percebido gerenciar redes sociais é uma tarefa bem trabalhosa, ainda mais se você faz isso tudo sozinho.

Automatizar processos é um dos itens que mais vai te ajudar nesse processo.

Por isso escolher ferramentas que lhe ajudem nesse processo pode te fazer ganhar bastante tempo no seu dia dia.

Leia mais: Devo investir na automação do Instagram?

Utilize algum dos aplicativos que fazem a publicação em todas as suas redes sociais ao mesmo tempo. 

Com isso você não precisa parar o que está fazendo para publicar conteúdo no horário que você tinha se planejado.

Algumas das melhores ferramentas para realizar isso são:

Você tem diversas ferramentas e mais um vez a dica é:

A ferramenta é o que menos importa, desde que você se adapte com ela e ganhe agilidade no processo e melhor controle.

6. Monitore tudo

Monitorar as redes sociais é outro ponto fundamental em uma boa gestão de redes sociais.

E você deve monitorar tudo:

  • Curtidas
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • Mensagens recebidas
  • Minutos de vídeos assistido
  • Porcentagem de seguidores a partir de uma hashtag 

Bom você tem diversas métricas que devem ser monitoradas e é baseado nesse monitoramento que você descobre o que está dando certo e o que não está trazendo resultados.

Eu espero que essas dicas lhe ajude a melhorar com o seu gerenciamento de redes sociais.

Agora eu convido você a assinar a nossa newsletter para receber mais desses conteúdos diretamente em seus e-mail. 

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR

PS: Seu comentário é sempre bem vindo e eu adoro responder suas duvidas. 

Eglon

Se esse post lhe ajudou, deixe seu ei nos comentários que sempre respondo 😉

Mais conteúdos de: Eglon