Engajamento nas redes sociais

Descubra agora as melhores técnicas para gerar mais engajamento nas redes sociais

Descubra agora as melhores técnicas para gerar mais engajamento nas redes sociais 1400 700 Aline Rosa

Se você deseja aumentar seu engajamento nas redes sociais de forma natural sem forçar a barra, você está no lugar certo. 

Porque ficar esperando que o engajamento venha sem esforço algum da sua parte, já te adianto que isso não vai acontecer!

Primeiramente, o engajamento nas redes sociais vem das suas curtidas, comentários, seguidores e/ou compartilhamentos.

Você precisa aprender como atrair sua audiência para que eles ”curtam” você e assim irem compartilhando seus conteúdos e marcando os amigos nas suas postagens. 

Dessa maneira você vai aumentando seu engajamento nas redes sociais sucessivamente. E é isso que você vai aprender nesse blog post. 

Como atrair o público certo para ter mais engajamento?

Para você atingir o público certo é preciso conhecer sua persona, quais as dores, necessidades e desejos que ela vem tendo, e que você pode solucionar com seus conteúdos. 


Crie relacionamento com seu público nas redes sociais

Não tem coisa pior nas redes sociais que você comentar ou até mesmo responder um stories de um amigo seu e levar aquele vácuo. 

Pior ainda se é respondido com grosseria por alguém. 

E é isso que eu vejo acontecendo algumas vezes com perfis de negócios nas redes sociais. E infelizmente é muito ruim, tanto para o negócio, quanto para o público/cliente. 

A maneira de você evitar isso é criando um relacionamento saudável e fiel com quem te acompanha nas redes sociais.

Maneiras de criar relacionamento com seu público

Conhecendo seus clientes

Veja como seus clientes se comportam nas redes sociais , o que eles curtem, quais os interesses pessoais dele, qual o estilo de musica ou filme que ele mais pode gostar.

Tudo isso pode te ajudar muito na hora criar uma estratégia de relacionamento.

Se você ainda não sabe quais os gostos dos seus clientes, faça perguntas, enquetes e/ou questionários.

Faça conteúdos interativos para você conhecer seu público, dessa forma você engaja e consegue mais informações para elaborar uma estratégia massa!

Fornecendo uma boa experiência

Independente de qualquer situação nas redes sociais do seu negócio, você deve zelar pela ótima experiência do seu público. 

E quando eu digo independente, também estou falando daqueles feedbacks negativos que você recebe.

Quando acontecer isso, primeiro você deve lembrar que não vai agradar a todos nunca. 

Quando algum cliente reclamar de alguma experiência ruim que teve com seu produto/serviço, entre em contato com o cliente e veja o que pode fazer a respeito.

Peça desculpas e dê um jeito de recompensar o erro de alguma forma, sendo mandando um brinde, ou não cobrando pela manutenção do produto, se for o caso.

Enfim, existem várias maneiras de se redimir por um erro com seu cliente. 

A mesma coisa se aplica a uma experiência muito boa, entre em contato com o cliente e agradeça ele por ter escolhido sua marca, pergunte com detalhes como foi a experiência e o que ele mais gostou. 

Praticando a segmentação 

Segmentar é uma boa forma de conseguir engajamento, mas essa dica pode funcionar melhor para negócios locais.

Por Exemplo: Se você tem uma loja física de roupas femininas e o público que você quer alcançar está na região em que sua loja se encontra, você pode usar a seguinte segmentação.

O nome da sua cidade junto com o bairro da sua loja, por exemplo: #RioDeJaneiro #Copacabana (um exemplo de bairro). Pode usar também coisas relacionadas a sua loja, por exemplo: #bazarriodejaneiro #modanoriodejaneiro.

Enfim, aí fica a seu critério, segmente com aquilo que você tem certeza que vai atingir o público certo e que tenha a ver com o seu negócio. 

Postando com frequência

Outra maneira de você criar mais engajamento nas redes sociais, é postar com frequência. 

Crie um calendário de postagens para você ter controle do que e quando você vai postar seus conteúdos. 

Mas você precisa postar conteúdos relevantes. Não cometa o erro de postar todos os dias e postar conteúdos vazios, sem informação nenhuma. Vá no seu tempo.

Criar uma frequência de postagens que eu quero dizer, é você postar conteúdo de qualidade toda semana, nem que seja 1 ou 2 vezes, mas você precisa postar.

Não deixe sua rede social criar teia de aranha e ficar sem postar conteúdo nela 6 meses.

Dicas rápidas

  • Sempre use hashtags nas suas postagens!

Leia mais: Aprenda como usar hashtags no Instagram

  • Sempre entregue conteúdo de qualidade, para seu engajamento ser alto e os algorítmos das redes sociais te colocar no topo!
  • Não esqueça de fazer um call to action (chamada para ação) matador!
  • Sempre responda sua audiência!

Conclusão

Sempre gosto de dizer que para todo problema na vida tem uma solução, e nas redes sociais funciona da mesma forma.

Se não está tendo o engajamento que esperava, coloque em prática as dicas que foram abordadas acima que é garantido o sucesso no engajamento!

Conta aqui nos comentários como é sua experiência hoje com o engajamento nas redes sociais, vai que nós podemos te ajudar de alguma outra forma.

Aline Rosa

Se esse post lhe ajudou, deixe seu ei nos comentários que sempre respondo 😉

Mais conteúdos de: Aline Rosa