Tudo sobre como você deve lidar com a concorrência nas redes sociais e o que aprender com ela.

Tudo sobre como você deve lidar com a concorrência nas redes sociais e o que aprender com ela. 1400 700 Aline Rosa

Se você tem um negócio, provavelmente tem aquela concorrência que está ali no páreo com você, principalmente se seu mercado já é muito concorrido. Mas para ter sucesso nessa corrida você precisa saber como e o que fazer para se sair melhor. 

As redes sociais vem sendo cada vez mais utilizada pelas pessoas, e automaticamente as empresas também querem estar ali para ter a atenção dessas pessoas, onde uma pequena/grande parte é o público que querem atingir.

E com isso vem a concorrência, junto com uma dúvida na cabeça que é: Como vou me destacar, ocupar o meu lugarzinho nesse mercado grande que são as redes sociais?

Como em todo jogo onde alguém tem que ganhar ou se dar melhor, se você não tem nenhuma estratégia para vencer a concorrência, você não precisa estar no jogo.

Aqui estão algumas estratégias que são essenciais quando o assunto é concorrência.

Comece analisando sua concorrência

Primeira coisa antes de você querer aprender com a sua concorrência, é você saber quem são eles e o que eles fazem. 

Analisar seus concorrentes além de ajudar você a conhecê-los completamente, saber o que estão fazendo, como estão indo ou verificar se estão crescendo mais ou menos. 

Também vão te ajudar a descobrir onde você está com relação a eles e, ao mesmo tempo, permitir que você tome decisões importantes para melhorar o potencial da sua estratégia nas redes sociais.

Então vamos lá…

Liste os 3 concorrentes mais fortes do seu nicho e se baseie neles para fazer suas análises.

Perceba tudo que eles fazem, quais as estratégias que eles usam, em quais redes sociais eles estão mais presentes.

Vá registrando tudo que for relevante para sua análise, porque depois é isso que vai te ajudar a começar a traçar a sua estratégia. 

Se antecipe para ser o MELHOR!

Depois de você analisar as redes sociais dos seus concorrentes, ver e entender em qual rede social eles estão aplicando uma estratégia mais eficaz.

Por mais incrível que pareça, você vai fazer ao contrário deles. Vou te explicar o por quê.

Pense que o seu concorrente mais forte, aquele que vende o mesmo produto que você, faz muito”sucesso” no Instagram por exemplo, tem vários seguidores, um ótimo engajamento com o público, investe muito em Stories e coisa tal.

Em vez de você querer disputar uma atenção mínima ali no Instagram, invista em uma outra rede social, onde você sabe que seu público pode estar. 

Por exemplo: se você tem um negócio ligado a moda, e o seu concorrente já tem uma audiência maior no Instagram, você pode usar o Pinterest para aplicar suas estratégias. 

Como é uma rede social onde tem pouca concorrência ainda, quando ela cair no gosto popular, você vai estar a frente dos seus concorrentes e com uma audiência maior, porque você foi (vamos dizer que) a pioneira. 

Seu concorrente não é seu inimigo!

Você também comete o erro de pensar que só porque é seu concorrente, que você precisa odiar ele e sempre estar em uma competição de preço ?

Não estou dizendo que você deve virar amigo da sua concorrência e que não precisar estar monitorando e analisando eles. Longe disso!

Mas como estamos falando de estratégias eficazes, você precisa ser esperto nesse ”monitoramento”. 

Porque se você achar que já vai estar por cima quando a concorrência coloca um preço altíssimo em um produto/serviço dele, e você vai lá e coloca o seu à preço de banana… 

Lamento dizer que o máximo que você vai atrair é quem quer ”pagar barato”, e também vai acabar com seu negócio. E acredito que não seja essa a sua intenção.

Então a dica que te dou é: Saiba usar a favor do seu negócio os dados da análise que você fez da sua concorrência (que citei acima na primeira dica).

Veja como e quais estratégias que eles usam para engajar os seguidores deles e quais delas estão dando mais certo. 

Você não deve de forma alguma copiar o seu concorrente, mas sim pensar como você pode aplicar o que ele está aplicando, mas de uma forma melhor e com o diferencial do SEU negócio. 

Foque em um Posicionamento

A maneira mais fácil e eficaz para o seu negócio se destacar nas mídias sociais é estabelecer o seu próprio posicionamento de marca.

Um posicionamento de marca único é um dos atributos mais importantes de uma presença online fenomenal.

Sem posicionamento, você não tem marca e sua reputação online está em risco porque o seu público alvo não conseguirá identificar e diferenciar seu negócio dos outros (concorrência).

Assim, é importante criar um posicionamento de marca para te ajudar a reforçar e vender a personalidade da sua marca. 

Lembre-se, seu posicionamento deve ser consistente em todos os canais. Seja em um vídeo, no seu blog ou site e, claro, nas redes sociais, seu público e seus clientes precisam reconhecer ele.

Algumas dicas de como desenvolver um posicionamento de marca único.

  • Reforce as culturas da sua marca
  • Pense como você deseja se mostrar para o seu público 
  • Faça do seu produto único

E se você ainda não sabe qual o diferencial do seu negócio. Aqui está uma ótima chance para você criar o seu posicionamento no mercado em que você atua. 

Enfim, uma última dica que te dou para complementar tudo que escrevi é…

Veja o que sua concorrência não está fazendo no negócio dele, e aplique no seu. Ocupe um lugar que ninguém pensou em ocupar.

Conclusão

Bom, como disse no começo, concorrência nas redes sociais é algo inevitável.

Mas.. para todo problema existe uma solução. Então, para ficar no jogo, você precisa tomar grandes medidas que o ajudem a se destacar.

Eu acredito que esse post vai te ajudar a chegar a algumas estratégias surpreendentes que farão seu destaque nas redes sociais. 

Aline Rosa

Se esse post lhe ajudou, deixe seu ei nos comentários que sempre respondo 😉

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