Como vender mais na Black Friday: conheça as melhores técnicas e supere suas expectativas de vendas.

Como vender mais na Black Friday: conheça as melhores técnicas e supere suas expectativas de vendas. 1400 700 Aline Rosa

O clima de Black Friday está se aproximando, e junto com ele vem as expectativas de fazer seu negócio vender muito.

Mas para se dar bem de verdade nesse evento é preciso de muito planejamento e boas estratégias de marketing para promover e compartilhar suas ofertas incríveis com todos os seus clientes e ter realmente o resultado que se espera. 

Nesse blog post nós vamos te ensinar várias maneiras de triplicar suas vendas da Black Friday usando as redes sociais:

Planejamento 

Antes de pensar em qualquer estratégia, você deve fazer todo um planejamento para evitar problemas imprevistos no dia do evento.

Primeiro defina alguns pontos importantes : 

  • Quais serão os descontos ?
  • Quais produtos vão entrar nesses descontos? 
  • Crie uma estratégia dos valores que irão atender melhor a expectativa dos clientes.
  • Você vai dar conta do grande volume de pedidos?
  • Quais são as preferências do seu público ?

Prepare seus perfis 

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é preparar seus perfis nas redes sociais para converter espectadores e seguidores em compradores.

A primeira coisa que as pessoas irão ver será a sua foto de perfil. Então, aproveite isso criando uma imagem que chame atenção e crie urgência em torno dos planos da Black Friday.

Você pode adicionar links na bio dos seus perfis (Instagram, Twitter, 
Facebook) levando para suas promoções da Black Friday.

Torne a sua concorrência irrelevante oferecendo algo realmente atraente

Não adianta de nada o Black Friday se você não está planejando uma maneira de se destacar da sua concorrência. 

Imagine uma situação onde o seu principal concorrente oferece um produto/serviço dele com um desconto de 50%, e você está oferecendo o seu com 30% de desconto. Já é de se imaginar o resultado dessa situação.

Se você quer assumir a liderança, é nesse momento que você precisa pensar como um verdadeiro estrategista. 

Veja o que e como eles estão fazendo, use sua criatividade e pense em uma maneira que você pode superar aquele desconto que ele está dando ou agregar mais valor nos seus descontos.

Mas tudo isso sempre cuidando para não afetar a sua margem de lucro.

Encontre o seu lugar

Ao criar campanhas de marketing da Black Friday, você deve pensar especificamente no que o seu negócio pode oferecer, que vai ser melhor que a concorrência?

Se a sua negócio/loja tiver muitos itens de edição limitada ou produtos feitos à mão, por exemplo, concentre suas promoções em torno desses itens.

Uma dica muito legal do nosso CEO Eglon 

Se você quer pensar fora da caixa, criar uma estratégia arriscada mas que se bem feita, trás grandes benefícios, por exemplo: Você coloca 90% de desconto em um produto X, um desconto muito mais alto que o da concorrência.

Você pode ter um grande prejuízo no primeiro momento, mas a longo prazo, você vai ter clientes satisfeitos, clientes que vão indicar e clientes fiéis. 

Mas é claro que a experiência do cliente no geral tem que ser inesquecível, tem que ter começo, meio e fim.

Ela tem que receber um anúncio bem feito, um post nas redes sociais bem profissional, um conteúdo profissional, seu site precisa ser profissional, precisa chamar atenção de verdade dos seus compradores.

E também os emails que ela recebe precisam ser profissionais, e não esquecendo da experiência final do cliente, que é na hora em que ela recebe o produto, precisa ser uma experiência UAL!

A mesma coisa funciona para lojas física, é só adaptar, mas funciona usando os mesmos artifícios.

Você pode ter um grande prejuízo no dia da Black Friday, mas a longo prazo você vai ganhar um nome de marca muito grande, principalmente se o seu negócio for pequeno. E se for um negócio mais maduro, você ganhar mais nome ainda.

Como utilizar as redes sociais para vender mais na Black Friday

Tire proveito do poder das redes sociais

Redes Sociais Mobile

Não há dúvida de que você precisa estar onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Onde é isso? Neste mundo digital, é nas redes sociais. Então junte-se à elas e interaja com seu público!

Inclua as hashtags mais relevantes (por exemplo, #Black Friday e #BlackFriday2018) nas suas postagens, para que as pessoas que procuram descontos e ofertas na Black Friday possam encontrá-lo facilmente.

Leia mais: Aprenda como usar hashtags no Instagram

Promova suas vendas na Black Friday com conteúdo de vídeo

Seja no Facebook ou no Instagram, criar e publicar conteúdo de vídeo é uma ótima maneira de aumentar seu engajamento nas redes sociais.

O vídeo não apenas apresenta taxas de engajamento mais altas do que as imagens, mas é também uma das melhores ferramentas disponíveis para aumentar as conversões e gerar leads.

Leia Mais: Aprenda o que fazer quando não consegue engajamento nas redes sociais

O que eu quero dizer com isso é que se você utilizar vídeos em sua estratégia de marketing nas redes sociais, é mais uma maneira eficaz de obter mais olhos em sua promoção da Black Friday.

Use a sua criatividade nas postagens de redes sociais

Uma das melhores maneiras de envolver seus clientes nas suas vendas da Black Friday é inserir um pouco de criatividade em suas postagens de redes sociais.

Você pode adicionar um toque de humor em suas legendas ou postar algumas ilustrações atraentes relacionadas à venda. A ideia é criar entusiasmo alguns dias antes da Black Friday, e manter as pessoas informadas sobre todas as suas fantásticas ofertas.

Certifique-se de estar postando regularmente na Black Friday, para que a excitação de seus clientes não desapareça quando o evento chegar.

Além disso, não se esqueça de criar uma hashtag exclusiva da sua marca para suas vendas da Black Friday e publicá-la regularmente para que seus clientes possam encontrar seu conteúdo facilmente.

Tenha em mente que nem todo post nas redes sociais tem a ver com sua venda. Seu feed do Instagram ou Facebook deve apresentar uma mistura saudável de fotos de produtos promocionais e conteúdos informativos.

Quanto mais variedade, melhor. Apenas certifique-se de que todas as suas fotos estejam relacionadas à identidade principal da sua marca!

Estratégias para a Black Friday

Ofereça descontos exclusivos específicos.

As estratégias de marketing da Black Friday geralmente envolvem descontos, certo?

Mas que tal oferecer descontos especiais para estudantes, idosos ou proprietários de empresas locais?

Essa é uma maneira muito legal de se diferenciar dos outros, pense fora da caixa, veja qual é o público seu que tem mais chances de comprar os produtos/serviço que você irá oferecer descontos, e invista neles. 

Ofereça frete grátis ou com desconto

Sinceramente, não tem coisa pior quando você vai comprar um produto pela internet, e o preço do frete é um absurdo, as vezes sai até mais caro que o produto comprado.

Acredito muito que uma das maiores razões pelas quais as pessoas evitam de fazer compras on-line é devido ao altíssimo custo de envio (frete). Se você quer aumentar suas vendas na internet este ano, vai ser preciso remover essa barreira para seus clientes.

Uma maneira de fazer isso é oferecer aos seus clientes frete grátis por tempo limitado, ou quando eles gastam mais de uma certa quantia, por exemplo, ”frete grátis para compras acima de 100 reais”.

Além de incentivar seus clientes a fazer uma compra o mais rápido possível, também vai incentivar eles a gastarem uma quantia mínima, que nesse caso aqui seria 100 reais.

Se você optar por não dar frete grátis, outra opção é você oferecer a seus clientes um código de desconto no frete ou um cupom nas redes sociais.

Faça boas ações de Marketing sobre a Black Friday

Como as pessoas vão se preparar e chegar até o seu negócio se elas não sabem que você está participando do evento?

Tão importante quanto estar preparado para receber as pessoas é conseguir atraí-las, mesmo em meio a tantos concorrentes.

Para isso vale tudo: um conteúdo estratégico no Instagram, um anúncio bem feito no Facebook, uma lista de transmissão no WhatsApp, um vídeo criativo no Youtube…

Pense no que faz sentido para o seu público e monte uma estratégia de divulgação efetiva e coerente, em que você possa inclusive mensurar os resultados e ter uma estimativa do impacto.

Lembre-se de preparar as pessoas para o seu Black Friday. Use gatilhos mentais, prévias e inclua na divulgação o percentual de desconto que elas irão encontrar! 

Seja transparente com o seu público

Por último mas não menos importante…

Não faça promessas que não serão atendidas.

A ideia por trás do evento é justamente oferecer descontos incríveis para que as pessoas consigam comprar produtos e serviços que não teriam um preço tão acessível em outras datas.

Por isso, se você não está disposto a fornecer descontos realmente relevantes, é melhor que nem participe do evento, por um motivo simples: você será considerado apenas mais BLACK FRAUDE!

Não suba os preços antes para poder dar um desconto maior, não anuncie descontos que não serão realmente feitos e não dê desconto apenas nos produtos menos consumidos.

As pessoas irão perceber e você terá o seu filme queimado caso isso aconteça!

Seja transparente e honesto com o seu público e só participe se realmente quiser proporcionar uma boa experiência para os clientes.

Conclusão

Bom, se o seu objetivo final é a venda (certeza que é), aqui estão as melhores dicas que bem aplicadas, com certeza dão resultados.

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