divulgar minha empresa

O guia absolutamente completo para você aprender a divulgar sua empresa nas redes sociais.

O guia absolutamente completo para você aprender a divulgar sua empresa nas redes sociais. 1400 700 Eglon

Então você percebeu a importância de divulgar seu negócio nas redes sociais, fez algumas publicações mas não gerou resultado algum. Então fique comigo até o final que nesse guia eu vou te ensinar tudo para você ficar craque em como divulgar sua empresa nas redes sociais.

Divulgar sua empresa nas redes sociais em 2018 não é mais opção, já virou uma obrigação, já que hoje as rede sociais somam mais de 130 milhões de brasileiros de acordo com esse post da Marketing Sem Gravata.

Mas muitos empreendedores ainda sentem muitas dificuldades, pois esbarram na falta de conhecimento e falta de tempo no seu dia a dia.

E por mais que eles tentem divulgar suas empresas nas redes sociais, e chegarem a inciar o trabalho, esse trabalho não é efetivo, não tem constância e não gera resultado.

Então se você se encontra na mesma situação, leia com bastante atenção as dicas a seguir e aplique todas elas.

Garanto que após alguns meses os resultados começarão a aparecer e você ficara craque em divulgar sua empresa nas redes sociais.

Escolha as redes sociais certas

Um dos maiores erros que vejo empreendedores cometendo nas redes sociais é o fato de eles criarem perfil em todas as redes sociais, sem nem mesmo saber se seu público está lá.

O pior é que ao criar perfil em todas as redes sociais, eles acabam não dando conta de entregar conteúdos relevantes em todas elas, e algumas ficam meses ou até mesmo anos paradas (sim isso pode parecer incrível, mas acontece com frequência).

Então foque onde seu público está, foque em 2 ou 3 redes sociais de início no máximo.

Se eu estivesse começando um negócio hoje, inciaria pelo básico, focaria em Facebook/Messenger Instagram e WhatsApp.

Mas a concorrência nessas redes sociais esta gigante, e pode ser que você tenha bastante dificuldade para conseguir bons resultados.

Veja o Vídeo feito pela Aline aqui da Grapic entende um pouco mais. 


Então realize pesquisas, e escolha as redes sociais onde seu público está.

Crie postagens

Crie postagens, mas crie postagens com relevância.

Criar postagens com relevância significa criar conteúdos com qualidade, conteúdos que seu público esteja buscando, que lhes ajudem em alguma dúvida ou problema.

Leia mais em: Aprenda agora como fazer uma produção de conteúdo para redes sociais de sucesso

Postar com constância também é algo que você deve estar em mente, e que explicarei detalhadamente mais abaixo.

Dê aos consumidores uma razão para seguir você.

Você deve ajudar as pessoas a te seguirem.

Ninguém gosta de acessar o perfil de rede social da empresa e não encontrar o que procura.

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as pessoas estariam interessadas em seguir sua pequena empresa nas redes sociais:

  •  eles estão curiosos sobre seus produtos ou serviços
  •  você oferece promoções exclusivas
  •  seu conteúdo é divertido
  •  você ofereceu um incentivo
  •  seus amigos ou familiares seguem sua marca

Cuidado com a quantidade

As pessoas não querem apenas ver as postagens da sua marca.

Se você estiver postando várias vezes por dia, essas postagens inundarão a linha do tempo e o feed de seus seguidores.

Ninguém quer ver isso.

Se você quiser postar conteúdo várias vezes por dia, considere compartilhar conteúdo efêmero, que discutiremos em maior detalhe mais abaixo.

Não faça mais auto promoção

Redes sociais como o nome já diz serve para socializar, e não para vender.

Mas Eglon, como assim eu estou nas redes sociais por que quero aumentar minhas vendas.

Sim eu sei, todas as empresas estão lá para isso.

Uma regra bem simples que pode ser aplicada para vender nas redes sociais é aplicando a regra de Pareto, para cada 10 conteúdos publicados 8 devem ser de interesse do usuário e 2 sobre seu produto ou sua marca.

Algumas marcas também utilizam a regra de 6 x 1, caso você publique conteúdos todos os dias.

A regra é a mesma, para cada 7 conteúdos 6 devem ser de interesse do usuário e 1 sobre seu produto ou sua marca.

Nas nossas redes sociais nós procuramos não aplicar nenhum conteúdo de nossa marca, sim isso mesmo.

E de tempos em tempos chamamos nossos seguidores para uma lista VIP no WhatsApp, e lá sim falamos um pouco mais de nossos serviços.

Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

Digamos que você realize um concurso no Instagram, onde os participantes precisam postar fotos usando um de seus produtos.

Sua pequena empresa acabou de ser exposta a um público mais amplo.

Toda pessoa que acompanhar as pessoas que participarem do concurso verá sua marca sendo promovida, mesmo que essas pessoas não o sigam.

Invista em postagens efêmero

Postagens efêmero são postagens que duram 24 horas em média.

Esse tipo de postagens virou febre primeiramente no Snapchat e posteriormente foi adotada pelas redes sociais do Facebook (Instagram, Facebook, Messenger, WhatsApp).

E se você tem muito conteúdo para compartilhar, recomendo você realizar postagens efêmero.

Principalmente no Stories do Instagram, que já conta hoje com mais de 300 milhões de usuários em todo mundo.

Use Humor

Uma das formas de ajudar a divulgar sua empresa nas redes sociais é utilizar publicações com Humor.

Publicações com humor tendem a ser mais compartilhadas, comentadas e receber mais reações.

Mas lembre se, estude seu público e veja se esse tipo de conteúdo os agrada.

Se você não sabe como estudar seu público, você pode ir para o campo de batalha e realizar algumas publicações de teste.

Após isso meça os resultados e veja se vale a pena continuar.

Aposte nas lives

Lives são uma das melhores fonte de engajamento em qualquer rede social.

Leia mais: Descubra agora as melhores técnicas para gerar mais engajamento nas redes sociais

Por que os usuários numa live tendem a comentar mais, curtir mais e compartilhar com outras pessoas.

Além de que quando você inicia uma live, uma notificação aparece para seus seguidores, e mais uma vez sua marca fica em evidência.

Crie Snippets com seus conteúdos

Snippets de conteúdos são pequenas partes de conteúdos que foram retirados de um conteúdo maior.

Por exemplo, aqui na Grapic, nós criamos um super conteúdo para nosso Blog (esse que você está lendo), dividimos ele em partes e compartilhamos durante a semana nas nossas redes sociais.

Isso nos ajuda a ganhar tempo, e sempre manter nossos canais atualizados.

Você pode fazer isso com qualquer conteúdo grande.

Um Ebook, uma live, um vídeo do seu canal no Youtube ou do seu IGTV.

Poste regularmente

Não fique longos períodos sem publicar um conteúdo, isso pode atrapalhar no seu engajamento.

Postar com constância é algo que você tem que ter em mente, realize no minimo de 2 há 3 publicações por semana. 

Para isso recomendo você criar um calendário de publicações, com dias e horários definidos e sempre criar esses conteúdos com antecedência.

Invista em micro influenciadores digitais 

Investir em um micro influenciador, pode ser uma das melhores formas de fazer você conseguir novos seguidores e clientes para sua marca de forma rápida.

Há uns dois meses em uma conversa com um futuro cliente, ele me disse que havia conseguido duplicar as vendas de celulares de sua loja, apenas investindo em um micro influenciador.

Isso por que os micro influenciadores tem uma base de seguidores fortemente engajada, e que muitas vezes estão lhe seguindo para ver o que eles estão comendo, usando, assistindo, seguindo, comprando e consumindo.

Mas cuidado com seus objetivos, seja paciente e estude bem um micro influenciador antes de investir em um.


Implementar ferramentas de automação

Uma ferramenta de automação pode facilitar a sua vida.

Com elas você pode estar agendando suas publicações em todas as redes sociais tudo de uma vez só, respondendo comentários, analisando o que falam da sua marca e analisando o seu desempenho.

Essas ferramentas ajudam muito e são super recomendadas. 

Algumas das melhores ferramentas para realizar isso são:

Invista em anúncios

Esse tópico está no final, mas é um dos mais importantes.

Investir em anúncios significa trazer tráfego para seus posts.

Não adianta você criar o melhor conteúdo do mundo se ninguém ver.

E cada vez mais as redes sociais e a concorrência por audiência tem limitado o alcance orgânico das publicações.

Por isso investir em anúncios é fundamental e tem que fazer parte da sua estratégia.

Contrate uma agência de redes sociais

Eu sei o que você está pensando.

Tudo o que discutimos até agora parece extremamente demorado.

Como proprietário de uma pequena empresa, você precisa resolver vários pepinos ao longo do dia.

Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode estar lidando com a maioria das responsabilidades da empresa.

Tornar-se um gestor de conteúdo para redes sociais não era algo que você planejou, e pode parecer que não há horas suficientes no dia para você lidar com isso.

Por isso minha recomendação aqui é, se você esta passando por isso agora, invista em uma agência de redes sociais.

Aqui na Grapic somos especialistas em gerenciamento estratégico para redes sociais, e antes de eu falar para você entrar em contato.

Eu estou lhe oferecendo uma análise de presença nas redes sociais 100% gratuita.

E de bônus você ainda vai receber uma consultoria de 30 minutos comigo.

Basta você acessar esse link e preencher o formulário presente na página.

Conclusão

Como vimos nesse post, gerenciar uma rede social não é tarefa fácil.

Mas eu sei que você consegue, basta seguir as dicas que eu dei nesse conteúdo. 

E como eu disse lá no começo, garanto que após alguns meses os resultados começarão a aparecer e você ficara craque em em divulgar sua empresa nas redes sociais.