Como criar autoridade com conteúdos nas redes sociais de forma impossível de ser ignorado

Como criar autoridade com conteúdos nas redes sociais de forma impossível de ser ignorado 1400 700 Eglon

Ao contrário de como é na vida offline, criar autoridade nas redes sociais, não é necessariamente quem ”fala mais alto”, ou quem tem mais experiência.

É totalmente ao contrário. Mas, não estou dizendo que a empresa que está a mais tempo não tem ou não pode criar autoridade.

O que quero dizer é que, muitos pensam que isso é ter autoridade nas redes sociais, mas não é.

As vezes uma empresa que tem perfil a pouco tempo nas redes sociais pode ter mais autoridade que aquela que está ”há anos” na mídia.

Então, grave isso na sua cabeça: Autoridade nas redes sociais não é ter o perfil mais antigo, e sim você sempre estar postando conteúdo relevante e ATUALIZANDO suas redes sociais.

Virar uma autoridade por meio de conteúdo nas redes sociais tem uma série de pequenas regras, e que se não forem seguidas dificilmente você obterá sucesso!

Por isso leia todas as dicas a seguir com o máximo de atenção, para você aprender como criar autoridade nas redes sociais.

Sem mais delongas vamos as dicas.

Concentre-se em um nicho

Antes de começar a se tornar uma autoridade em algo, você precisa saber em que nicho vai atuar, não tente ser o que faz tudo, afinal, a lei do menos é mais é muito válida quando você está iniciando. 

Os benefícios de se escolher um nicho é que você pode realmente se concentrar em resolver os desafios específicos e necessidades de seus potenciais clientes.

E você será capaz de personalizar sua mensagem para falar diretamente com eles e conectá-los emocionalmente, o que é vital para o seu sucesso em se tornar uma autoridade.

Concentre-se em nichos específicos como, contabilidade focada em pequenas empresas ou salão de beleza para cabelos afro.

Na hora de escolher seu nicho, a especificidade é muito importante para ter sucesso, vou usar o exemplo que citei acima para te explicar.

Você vai, além de economizar tempo e dinheiro, é muito mais eficaz você fazer conteúdos estratégicos para um salão de beleza para cabelos afro do que para um salão de beleza.

Você não sabe se quem está te seguindo são mulheres que tem cabelo loiro, escuro, curto, liso ou cabelo colorido.

Você pode até saber, mas vai ter que fazer pesquisas, ver qual público mais engaja. Ou seja, mais tempo e até dinheiro perdido.

Então, pense muito bem antes de escolher qual nicho de mercado você quer atuar.

Crie uma super estratégia

Agora que você já sabe seu nicho de mercado ideal, criar uma super estratégia para se tornar uma autoridade no seu mercado, é sem dúvida uma das partes mais importantes.

Inclua nessa estratégia conteúdos relevantes, pois criar uma estratégia baseada no marketing de conteúdo é de longe a forma mais eficaz de criar autoridade no seu mercado.

Então coloque a sua cabeça para funcionar, pense como você pode criar uma super estratégia.

Lembre-se, as pessoas querem e esperam personalização nos dias de hoje. Elas querem uma mensagem que fale diretamente com elas e resolva seus problemas.

E nada de forçar a barra com conteúdos manipuladores, nem pense em só promover sua marca e querer apenas vender seus produtos. Se você faz isso, já descobriu porque não está se tornando autoridade.

Entregue de forma natural e sucinta, conteúdos de qualidade nas suas redes sociais. Se você fizer isso de verdade, já está meio caminho andado para se tornar autoridade no seu mercado.

Seja inteligente

Observe as outras marcas autoridades em seu mercado, veja como elas estão fazendo para se destacar.

Não estou falando de você copiar, muito longe disso, mas você analisar como líderes do seu mercado estão fazendo, pode lhe render insights valiosos.

Seja sempre autêntico

Sim, autenticidade é algo muito importante nas redes sociais, e aí vai mais uma dica.

Ninguém dura muito tempo se não for íntegro e original nas redes sociais.

O ser humano tem uma capacidade muito grande para detectar quando uma marca não está sendo integra, e nas redes sociais essa capacidade multiplica.

Autenticidade e originalidade são outras duas aliadas a sua jornada para autoridade. Alias, você não quer ser autoridade só dando CTRL C/CTRL V no seu concorrente né.

Envolva-se regularmente

Construir uma certa autoridade nas redes sociais exige muito esforço. Pois todos os dias, você deve compartilhar e produzir conteúdo.

O que você pode fazer é ajustar a frequência e os tipos de conteúdo com base na presença do seu público, criando um calendário editorial.

“Uma postagem no Twitter uma vez por semana ou uma foto mensal do Instagram não farão muita coisa, no mínimo ”, escreve Michael Noice , fundador da Entrepreneur Coach.

“Por esta razão, é melhor se concentrar em duas ou três redes sociais cuidadosamente escolhidas e tentar ser ativo nelas, em vez de postar esporadicamente em meia dúzia.”

Crie conteúdos variados e de valor

Dentro de todo seu mercado você tem tudo quanto é tipo de pessoas, tem aqueles que preferem vídeos, outros preferem textos, uns gostam de passar horas lendo um e-book, alguns gostam de dicas em imagens e outros preferem um bom podcast.

Você não precisa criar todos esses conteúdos em quantidades abundante se estiver começando, mas a dica que lhe dou é, intercale os conteúdos, crie um vídeo, uma arte com uma pergunta, utilize o stories para passar uma dica e escreva um super conteúdo.

Essa tática também ajuda a fazer seu público não enjoar do seu conteúdo.

Bom, você tem muitos e muitos tipos de conteúdos que podem ser criados, então sempre tente inovar. Dessa maneira você vai saber qual formato de conteúdo engaja mais nas suas redes sociais.

Faça perguntas

Eu sei que esse item faz parte dos conteúdos variados, mas as perguntas merecem uma atenção especial.

As perguntas são uma ótima maneira de estimular o engajamento e melhorar a visibilidade de sua marca. O envolvimento acontece lentamente no início, mas seja persistente.

Mantenha os olhos abertos para oportunidades em potencial. Uma resposta de um seguidor poderia levar a uma pergunta ardente de outro que poderia alimentar uma ótima conversa.

As pessoas gostam de falar, por isso criar um pergunta é uma excelente forma deixar elas falarem e ajuda na sua criação de autoridade.

Seja humano e interaja de verdade

Definitivamente um dos segredos para você se tornar uma autoridade é interagindo e de forma humana.

Se alguém perguntar alguma coisa ou enviar um comentário para o perfil da sua empresa, responda, de preferência o mais rápido que conseguir.

As pessoas gostam de atenção, e responder com agilidade demonstra que você esta dando atenção a elas.

Mas certifique-se de fazer isso de maneira clara e precisa… Se você quiser continuar a conversa, tente terminar seu comentário com uma pergunta.

Responder a comentários de outras pessoas ajudará a construir um relacionamento próximo com seus seguidores, e é outro exemplo forte de como criar autoridade nas mídias sociais.

E não esqueça do direct e do inbox, as mensagens enviadas privadamente para sua empresa precisam de mais atenção, e se você for preciso você ganhará mais um fã.

Você pode fornecer seu WhatsApp, essa é sem dúvida uma das melhores maneiras atualmente de se relacionar e ter um contato mais humano com seus seguidores.

Mas não abuse das listas de transmissão ou das mensagens genéricas, tenha um contato mais direto.

E eu digo que se você quiser você consegue, mesmo eu CEO da Grapic super atarefado consigo tirar um tempo todos os dias para responder comentários e conversas, escrever e criar novos conteúdos.

Cuidado com as automações em excesso

Ok, eu sei que seu tempo é corrido e que você tem muitas outras tarefas, mas vou repetir o título do tópico acima, “Seja humano e interaja de verdade”

Nos dias atuais é mais do que normal utilizarmos automatização para tudo, seja para criar uma campanha de marketing ou realizar uma postagem em um horário específico nas redes sociais.

Mas sério, tente utilizar ela de forma inteligente, tire um tempo e ao invés de automatizar tudo escreva e publique como um ser humano e não simplesmente como um bot (robô).

Leia mais: Devo investir na automação do Instagram?

A automatização em excesso pode acabar com o seu trabalho de se tornar uma autoridade nas mídias sociais.

Torne seu conteúdo oportuno e relevante

Você não gosta de ler conteúdos antigos certo? Pois é, sua base de fãs também não.

Você já deve ter percebido essa prática ser adotada desde sempre pelas maiores autoridades, é só algo ou alguém viralizar, que diversos conteúdos começam a pipocar sobre o assunto.

Em especial quero citar um dos maiores exemplos de viralização e oportunismo por parte das autoridades em 2018.

O caso Rick Chesther, ele estourou  em abril deste ano com o seu vídeo A Crise está dentro das pessoas depois que Flávio Augusto do Geração de Valor o compartilhou.

Desde então inúmeros conteúdos são criados todos os dias com ou falando de Rick.

Isso não é errado, afinal cada conteúdo novo ajuda a divulgar cada vez mais o mesmo, e para os criadores estão fornecendo muitas vezes o que seu público quer ver.

Mas o que quero dizer é que, você precisa aproveitar essas oportunidades e criar esse tipo de conteúdo, quem ou o que é o Rick Chester do seu mercado? O que está bombando?

Pegue isso e crie o seu conteúdo, isso vai lhe ajudar a atrair a atenção das pessoas e lhe tornar mais relevante.

Devo utilizar hashtags?

Como já citamos no post Aprenda como usar hashtags no Instagram você não só pode como deve utilizar hashtags.

Mas a utilize como uma autoridade, não é por que o Instagram permite até 30 hashtags que você deve utilizar todas elas.

Isso soa amador, soa como se você estivesse desesperado atrás de tráfego, e uma autoridade não pode e nem deve passar essa imagem.

Você já percebeu como os líderes utilizam as hashtags? No máximo de 5 a 11.

Nós aqui na Grapic padronizamos e sempre trabalhamos entre 5 a 7 hashtags.

Conclusão

E para finalizar eu quero lhe dizer, tenha paciência e muita persistência, é raro o sucesso vir da noite para o dia, normalmente você precisará criar muitos e muitos novos conteúdos todos os dias até acertar e o sucesso acontecer.

Agora quero lhe convidar a curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram, acompanhe por lá como trabalhamos todos os dias para nos tornar uma autoridade no nosso mercado.

Eglon

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